Party: 31Stereosound: Rui Trintaeum . Rui Estêvão // Chibanga

> >

Party: 31Stereosound: Rui Trintaeum . Rui Estêvão // Chibanga

28 de Novembro

Cubo Heineken, 01h:
31Stereosound:
Rui Trintaeum
Rui Estêvão

O 31Stereosound regressa ao Plano B no fim de Novembro. O convidado desta noite é o conhecido dj e radialista da Antena 3 Rui Estêvão.

"Do Jazz ao Techno, Música com Alma".

----------------

Rui Estêvão
Diz que "no início era a Radio, e só a Radio…”. O resto explica quando lhe aprouver, que não para já... Mas nós arriscamos fazê-lo por ele.
“Nos dias da rádio, a música é uma; à noite - a música é outra. São dois mundos diferentes mas igualmente gigantes". Não poderíamos concordar mais. E é essa clara distinção, não dissertada mas, ainda assim, translúcida, que nos leva a querer conhecê-lo melhor - para além de um programa regular e fora do seu estúdio habitual.
Rui Estevão iniciou a sua actividade na rádio aos 15 anos. Em 1995 começou a emitir pela Antena3, que se tornaria a sua “casa”. Mas a rádio não é a sua única paixão: começou por passar música no nostálgico Johnny Guitar, em Lisboa, e, anos mais tarde, juntou-se a amigos para criar o colectivo No Djs.
Com a sua saída do projecto, em 2008,
Estevão - galanteador da música electrónica, sentiu que seria fatal dar continuidade ao seu desempenho “fora-de-casa”, espalhar os seus ritmos, e praticar assim uma grande cortesia ao seu público, que continua a dilatar-se e a segui-lo. Por boas razões o fazem.
Se dois indivíduos (ele) fosse, seria uma espécie de fusão: o radialista, conotado pela sua “música de dança brilhante”, no programa da Antena3 - Purpurina; e o Dj – com os seus lances de house music, da cabine para a pista, com muito amor.
A surpresa em Rui Estevão está na espera incrédula dos que com mais nada contavam (além do locutor que já conhecem), e no sobressalto benigno dos que encontram - o mesmo homem, a mesma entrega, outros sons.


Rui Trintaeum
Rui Trintaeum, natural do Porto, tornou-se uma referência no panorama musical enquanto proprietário, programador e DJ residente do clube de música electrónica Trintaeum.

Desde cedo um apaixonado pela música, foi baixista da banda pós-punk Culto da Ira, que se destacou em 1984 na 1ª edição do mítico concurso de música moderna organizado pelo Rock Rendez-Vous, um marco para gerações de músicos e melómanos portugueses.

Na década de 80 começou a assumir a sua veia de divulgador e agitador musical, primeiro como DJ residente do bar No-Sense, no Porto, depois criando o espaço Loco Mosquito e, já em 1995, como dono e programador do bar TRINTAEUM, do qual foi também DJ residente. Por lá passaram artistas como Carl Craig, Moodymann, Theo Parrish, Recloose, Jonh Tejada, Pepe Bradock, Âme, Dixon, Henrik Schwarz, Morgan Geist, Lindstrom, Faze Action, Pete Herbert, Gilb'r, Jazzanova, Rainer Truby, entre muitos outros. Quando, ao fim de 16 anos, encerrou o espaço na Rua do Passeio Alegre, atraía já públicos de todo o mundo.

Nos últimos anos, o projecto TRINTAEUM teve continuidade sob a forma de várias "Club Nights”, no Set Azurara e no Gare Porto, com convidados como Eric Dunkan , Boozoo Bajou, Âme, Tony Lionni, Steffi&Virginia, André Lodemann, Nina Kraviz, Maya Jane Coles, Social Disco Club, Rui Vargas, etc.
Rui actua regularmente como DJ em clubes, tendo passado pelo Lux Frágil, Clubbing na Casa da Música, Gare Porto Industria Club, PITCH, Tipografia, Eléctrica Club, Casa dos Coimbras, entre outros.



Palco, 01:
DJ Chibanga